quarta-feira, novembro 26, 2008

Questionário para ser respondido em duplas:

1) Expliquem com as palavras de vocês (não vale copiar o texto do livro) o que é e como funciona o RSS e quais as vantagens de se adotar essa ferramenta.

2) Com suas palavras e baseados no livro, expliquem o que são os blogs, sua origem e aplicações, e qual a importância dessa nova forma de comunicação para o jornalismo?

3) Façam um RSS usando uma conta Google, no Google Reader, e insiram pelo menos três desses serviços, usando sites brasileiros. Relatem aqui os passos seguidos para essa tarefa.

4) Mais uma vez com as palavras de vocês, sem copiar do livro, definam Web 2.0 e citem e comentem as transformações que esse novo paradigma deve provocar (e já está provocando) no jornalismo.

5) Baseados no livro, expliquem o que é "reportagem colaborativa" e como essa nova forma de fazer jornalismo pode influenciar a qualidade dos conteúdos on-line. Cite pelo menos um exemplo prático, sem ser o que é dado pelo autor.

6) O que são "tags" e como esse conceito, gerador da folksonomia, se diferencia do sistema tradicional de taxonomia para organização de informação? Responda e, em seguida, faça inscrição no www.flickr.com e insira fotos, usando tags. Coloque aqui o endereço da sua página.

7) Como se pode adicionar áudio nas reportagens publicadas em blogs? Defina alternativas e relacione passo a passo os procedimentos.